A estreia de Gladiador 2 faz reacender o interesse do público no Império Romano, em toda sua glória, violência e perfídia. Naturalmente, isso também vale para o nosso pequeno hobby; a seguir, alguns sistemas sugeridos para aventuras no maior império que o mundo já viu.
GURPS Império Romano: Suplemento lançado para a 3ª edição do famoso sistema genérico e universal (mas que pode ser convertido com facilidade para a 4ª edição), todavia pode ser encontrado em alguns sebos, livrarias e plataformas.
Trata-se da publicação mais completa disponível em português sobre a Roma Antiga, trazendo várias opções de personagens e descrições minuciosas de diversos aspectos do cotidiano do império.
Mas, caso você não faça questão de ter à mão regra para cavar buraco, todas as valiosas informações de ambientação podem perfeitamente ser utilizadas com qualquer outro sistema -- e eis a próxima sugestão...
ZIP: O Sistema Compacto de RPG foi um verdadeiro precursor dos jogos minimalistas no Brasil e, além de gratuito, é bastante adequado para cenários históricos (seu criador, Paulo Micchi, relata aqui sua experiência aliando RPG e educação).
Personagens em Zip possuem apenas duas características: um ponto forte e uma especialização.
Sobre os pontos fortes, Força é uma escolha natural para personagens que se envolvam mais em batalhas, assim como Agilidade para os tipos mais sorrateiros e Carisma para quem deseja liderar e influenciar os outros. Quanto à Vitalidade, basta lembrar que Roma era constantemente assolada por doenças, fora a possibilidade de envenenamentos!
Especializações comuns na Roma Antiga incluem guerreiros (legionários, mercenários, campeões tribais e, é claro, gladiadores, dentre outros), ladrões (de assassinos e espiões até saqueadores de tumbas, oportunidade não lhes falta) e caçadores (muito úteis em expedições e como batedores em campanhas militares).
Outras Especializações possíveis, com autorização do Mestre, são:
- Aristocratas: Patrícios ou nobres de categoria inferior, que ocupam posições de destaque como senadores, comandantes, administradores etc. Especialistas em política, desfrutam de recursos, contatos, servos e escravos.
- Áugures: Sacerdotes romanos versados na estimada arte da adivinhação (veja adiante).
- Druidas: Sacerdotes celtas, podendo ser tratados como clérigos ou magos, caso o Mestre queira introduzir elementos sobrenaturais na campanha.
Os romanos eram extremamente supersticiosos e valorizavam sobretudo os augúrios, tratando diversos eventos como bons ou maus presságios. Áugures podem realizar um teste difícil para interpretar corretamente os sinais presentes no voo das aves ou nas entranhas de um animal sacrificado. Apenas um teste é permitido em cada situação e, mesmo com sucesso, respostas diretas são raras.
Embora Zip não conte com um bestiário, é fácil elaborar estatísticas de oponentes e NPCs em geral. Feras grandes como leões ou ursos, por exemplo, suportam pelo menos 5 pontos de dano, causam dano 3 e são especialistas em luta corpo-a-corpo e talvez em furtividade.
Fighting Fantasy: Não poderíamos deixar de indicar o sistema favorito do blog. Neste antigo sítio dedicado a FF há uma excelente adaptação para campanhas na Roma Imperial, completa com uma lista de origens para os heróis, regras alternativas de combate e até mesmo um extenso bestiário.
SUA CAMPANHA
Definido o sistema, escolha o tema principal da campanha, ou
role um dado:
1 – Campanha militar:
Os personagens participam de uma das inúmeras guerras travadas por Roma,
seja do lado do Império ou de seus oponentes.
2 – Colônia: Roma enfrenta
dificuldades para manter controle sobre um território conquistado; os
personagens são incumbidos de reforçar o domínio imperial – ou estão a cargo de
uma insurreição.
3 – Saqueadores: Desde as tumbas etruscas até os cairns na Britânia, há promessa de
tesouros por toda a Europa e além, embora não sem perigos e horrores
inimagináveis.
4 – Panis
et circenses: Após serem escravizados, os
personagens devem sobreviver como gladiadores até que conquistem sua liberdade, seja adquirindo glória suficiente ou por outros meios.
5 – Expedição: Os personagens encontram-se
nos confins do Império, seja para fins de reconhecimento ou comércio, ou ainda
para capturar bestas fabulosas para os jogos.
6 – Quando em Roma... Intrigas
palacianas podem ser tão perigosas quanto o campo de batalha, como descobrirão
os personagens, imersos nas disputas de poder da cidade imperial.
Em seguida, decida em que região e em qual dos conturbados períodos do Império Romano se passarão as aventuras (a fase que compreende as Guerras Púnicas, a da conquista da Gália ou a
chamada Idade do Caos podem ser particularmente interessantes).
E, por fim, não se preocupe demais com precisão histórica -- isso raramente foi uma questão para Hollywood.